Kendo

O Kendo é uma arte marcial que tem origem nas técnicas de combate com espada dos Samurai, antigos guerreiros japoneses. Não se trata, contudo, de uma actividade perigosa.

O Kendo evoluiu no sentido de se tornar uma modalidade dinâmica, divertida e muito recompensadora em termos físicos e psíquicos. Todo o equipamento de protecção para o corpo, bem como a espada (de ripas de fibra de carbono ou bambu), proporcionam uma prática segura.

Tal como na esgrima Olímpica um assalto de Kendo consiste no confronto entre dois praticantes. O objectivo destes é a marcação de pontos, feita através de um correcto uso da técnica de forma a atingir o adversário num dos quatro pontos permitidos.

No Kendo não se sobrevaloriza a importância das vitórias. Pelo contrário cultiva-se o respeito e honestidade entre os praticantes, bem como os aspectos relacionados com a constante evolução física e mental dos mesmos.

O Kendo Clube de Braga, filiado na Associação Portuguesa de Kendo, representante em Portugal da Federação Internacional de Kendo, possibilita a prática desta modalidade em Braga e Guimarães.