Spochan

Spochan, abreviatura de Sports Chanbara ( スポーツチャンバラ), é um desporto de combate de origem japonesa em que o vestuário usado é livre, o local para a prática pode ser qualquer local, bastando para a prática o uso do capacete protector (men) e das ferramentas usadas para combate. As ferramentas são as armas usadas para a prática de combate em spochan; estas ferramentas são maioritariamente flexíveis, sendo cheias de ar (são denominadas de ferramentas air soft).

Devido a estas características, a prática de spochan pode ser feita desde idades muito novas (3+ anos) até idades muito avançadas, sem haver limitações à prática e sem risco de lesões.

Os combates são chamados de jogos. O mais conhecido e que pode ser visto em qualquer vídeo de spochan, é o jogo 1 vs 1. No entanto, podem-se fazer jogos de vários contra 1 e vários contra vários; as armas, em qualquer um dos jogos, podem ser iguais para todos os praticantes ou podem ser misturadas.

A principal ferramenta de Spochan é a kodachi (espada curta). A espada curta também pode ser pensada como sendo um bastão curto. As ferramentas usadas para spochan são:

  • Tanto (faca);
  • Kodachi (espada/bastão curto);
  • Choken (espada longa; pode ser usada com uma mão ou com duas);
  • Jo/Bo (Bastões curto e longo);
  • Naginata, Yari (Tanso e Choso), Nagamaki (tudo armas com uma lâmina na ponta mas manejadas através de um bastão);
  • Nito (duas espadas em simultâneo);
  • Tate (escudo) + Tanto/Tanso/Kodachi/Choken

Apesar da origem japonesa, o objectivo de Spochan é de meter vários estilos de combate a lutarem entre si. Acima de tudo, Spochan é livre e cada pessoa é livre de lutar como quiser (havendo no entanto, claro, um programa técnico básico para cada arma).

Spochan baseia-se num espírito de fair play; quem é atingido deve admitir que foi atingido. Após ser atingido o combate para e recomeça na posição inicial; é considerado má forma atacar depois de se ter sido atingido.

Spochan nasceu originalmente de uma tentativa de criar uma forma mais realista de defesa pessoal usando um kodachi (espada curta) ou um bastão, onde se tenta esquivar/defender do adversário ao mesmo tempo que se o para ou incapacita. Ao longo dos anos foi-se tornando cada vez mais desportivo. No entanto, algumas ideias deste tempo permanecem:

  •  Os combates são decididos por 1 ponto (Ippon);
  • Se houver um golpe simultâneo, ambos perdem;

O objectivo é promover honestidade e espírito crítico para consigo mesmos. Os praticantes são encorajados a manterem uma atitude de respeito e honestidade e admitirem derrota se forem derrotados.